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Imoiê - Inteligência Movida por Inovação em Educação

Imoyê - Compreensão e Previdência

As 5 sementes: Iye, àsìkò, agbára , ilọra e àìsí

A Imoyê e funciona com os seguintes princípios:  


I. São fundamentais as pessoas que trabalham nas escolas e nada jamais as substituirá;

II. É fundamental o reengajamento de pessoas em situação de abandono, sua reinclusão e sua perpcepção de pertencimento à comunidade escolar;

III. É fundamental a compreensão e responsabilidade coletiva com o abandono de cada estudante, antes que ela se finde em evasão;

IV. É fundamental a discussão do interesse coletivo da comunidade , que inclui aqueles evadidos ;


E para auxiliar a comunidade escolar a prezar por estes princípios, o trabalho que temos realizado disponibiliza um dispositivo de predição de evasão, criado com Inteligência Artificial, para as equipes das escolas superarem a barreira da incompreensão dos dados da evasão e conseguirem atingir uma visão de futuro para a escola, prevenindo evasões de forma precisa e com antecedência.


Este dispositivo remete simbolicamente à ideia do Ifá, oráculo dos Iorubás.


Mas, claro, o dispositivo que elaboramos é baseado na nossa apropriação da estatística, ciência de dados e machine learning para fornecer o acompanhamento do percurso estudantil diariamente, indicando o risco de abandono e alertando, com antecedência de meses, para situações de evasão a serem cuidadas.


No caso do Ifá, a consciência histórica está presente em toda parte. Ele é um instrumento da (Imoyê) previdência e da compreensão da vida. É apresentado pelo Opelê, um conjunto de 8 sementes que forma um padrão em que cada um remete a uma situação de vida, um Odu. (São 256 ao total). A consciência histórica busca reatar o presente com o passado e, ao mesmo tempo, indicar caminhos.  


No caso do dispositivo que temos trabalhado, ele parte da compreensão de que há um processo histórico de desengajamento do estudante e que ele se dá em fases, não sendo dado, tal como uma moeda que, ao ser jogada, cai para cima ou para baixo. Podemos identificar nele ao menos 13 etapas e 25 possibilidades de análise (5 sementes com duas faces cada).


Para relembrar o Ifá, é como se 5 sementes de duas faces estivessem em jogo na previdência da evasão e elas simbolizam quantidades, momentos e intensidades do desengajamento e abandono de pessoas (Iye, àsìkò, agbára - ilọra e àìsí ) em seus percursos na vida escolar.


Trata-se então de um ato griot através da elaboração de tecnologias de resistência em que buscamos resgatar o passado, repensar o presente e imaginar o futuro.

 


Referências:


BAMBA, MAHOMED E MELEIRO, ALESSANDRA (Org).2012. Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos. Salvador: EDUFBA.


COULDRY, N. and MEJIAS, Ulises A. (2019) The Costs of Connection: How Data Is Colonizing Human Life and Appropriating It for Capitalism, Stanford, CA: Stanford University Press.



DANTAS, Luis Thiago. 2018. Filosofia desde África: Perspectivas descoloniais. Tese de doutorado. Universidade Federal do Paraná. Disponível em https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/54739/R%20-%20T%20-%20LUIS%20THIAGO%20FREIRE%20DANTAS.pdf?sequence=1&isAllowed=y acesso em 20/02/2022 13:36


DIWARA, Manthia. 1996. “Popular Culture and Oral Traditions in African Film” In: African Experiences of Cinema.1996. Bakari, Imruh eCham, Mbye , org. Londres: British Film Institute. p. 209-218.

LEE, Sunbok. CHUNG, Jae Young. The Machine Learning-Based Dropout Early Warning System for Improving the Performance of Dropout Prediction.Appl. Sci. 2019, 9, 3093; doi:10.3390/app9153093  


REIS, João José . Slave Resistance in Brazil: Bahia, 1807-1835. Luso Brazilian Review. Vol 25. N 1. 1988. p 111-144 disponível em https://www.jstor.org/stable/41971354?seq=1#metadata_info_tab_contentsacesso em 20/02/2022 13:36


ADENIJI B. F.. Educação indígena adulta na sociedade iorubá. Journal of the historical society of Nigeria. Vol XII. N 1&2. Dec. 1983 disponível em https://www.jstor.org/stable/3513114?seq=1#metadata_info_tab_contentsacesso em 20/02/2022 13:36


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